Desempenho da indústria automotiva no 1º trimestre de 2025

Quer saber como foi o desempenho da indústria automotiva no 1º trimestre de 2025? Então, descubra neste artigo!

O desempenho da indústria automotiva brasileira no primeiro trimestre de 2025 refletiu recuperação e crescimento em diversos indicadores, apesar de desafios. Quer ficar por dentro do assunto? Então, confira este artigo até o final para saber todos os detalhes!

Desempenho da indústria automotiva no 1º trimestre de 2025 (Imagem: Nimit N/Pexels)

Como foi o desempenho da indústria automotiva no 1º trimestre de 2025?

O primeiro trimestre de 2025 mostrou forte recuperação da indústria automotiva brasileira, com todos os principais indicadores em alta, apesar de alguns desafios pontuais. 

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue lendo e confira abaixo informações importantes sobre o desempenho da indústria automotiva no primeiro trimestre de 2025.

Produção

No acumulado de janeiro a março, a produção somou 582,9 mil veículos, um aumento de 8,3% em comparação ao primeiro trimestre de 2024. 

O desempenho foi consistente em janeiro e fevereiro, registrando os maiores volumes desde 2021,

Porém, sofreu uma retração de 12,6% em março, que pode ser atribuída à redução de dias úteis em função do Carnaval e ao necessário ajuste de estoques pelas montadoras.

A produção de automóveis e comerciais leves foi a principal alavanca desse crescimento, enquanto o setor de caminhões e ônibus, embora ainda menor em volume, mostrou sinais de recuperação na ordem de dois dígitos no bimestre inicial.

Vendas Internas

O mercado interno manteve o ritmo de expansão, com 536 mil emplacamentos no trimestre, representando alta de 7,2% na base anual.

Março destacou-se com 195,5 mil licenciamentos, 4,2% acima de março de 2024 e 5,7% acima de fevereiro, num reflexo das vendas diretas (frotistas e locadoras) que cresceram mais de 14 pontos percentuais sobre o varejo.

A preferência por SUVs e picapes seguiu firme, compondo cerca de 55% das vendas, enquanto veículos compactos mantiveram fatia de aproximadamente 30%. 

O segmento de elétricos e híbridos, embora ainda pequeno (1% do mercado), dobrou de tamanho em relação ao ano anterior, impulsionado por incentivos fiscais e expansão da infraestrutura de recarga.

Custo de Financiamento

O custo de financiamento de veículos para pessoas físicas atingiu recorde histórico de 29,5% ao ano, reflexo do ambiente de alta taxa de juros e aperto monetário.

Esse cenário elevou o custo total de aquisição, impactando a decisão de compra e a dinâmica de financiamento. 

Apesar disso, a oferta de crédito se manteve acessível, com bancos e financeiras ajustando prazos e condições para sustentar a demanda.

Perspectivas para 2025

O desempenho da indústria automotiva no primeiro trimestre de 2025 reflete uma recuperação robusta, com crescimento em produção e vendas. 

Ainda que existam desafios sazonais, custos de financiamento elevados e riscos externos, a indústria demonstra resiliência e capacidade de adaptação. 

O fortalecimento da cadeia de suprimentos e os investimentos em tecnologias limpas apontam para um ano promissor, desde que haja estabilidade na oferta de componentes e continuidade dos incentivos à mobilidade sustentável.

A ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) projeta que, caso a oferta de semicondutores se normalize, a produção de 2025 poderá alcançar 2,8 milhões de veículos, 6,6% acima de 2024. 

Além disso, as montadoras continuam investindo em expansão de fábricas, especialmente para linhas híbridas e elétricas e fortalecendo parcerias para pesquisa em mobilidade conectada. 

A expectativa é de crescimento moderado de 3% a 5% nas vendas internas no restante do ano, apoiado pela recuperação do crédito e novos incentivos governamentais.

Daniele Freitas
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Daniele Freitas

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