Praticidade para os motoristas: conheça a Carteira Digital de Trânsito

Com a Carteira Digital de Trânsito você tem acesso há vários dados. Saiba aqui como o aplicativo funciona e quais são as suas funções!

Você conhece a Carteira Digital de Trânsito? Este aplicativo pode te dar a chance de ter sua carteira de habilitação sempre disponível no seu celular, mesmo quando ele não estiver conectado à internet. Bom, né?

Quer saber a melhor parte? O app também pode oferecer outras funcionalidades, como a consulta e pagamento de multas. Prático, né? Então, confira agora mesmo como fazer o download!

Ah, e a carteira digital é um documento válido, assim como a versão física. Quer saber mais sobre o assunto? Confira aqui diversas informações importantes sobre o aplicativo Carteira Digital de Trânsito.

O que é a Carteira Digital de Trânsito?

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está entre os documentos mais importantes de um motorista, visto que ela mostra que o motorista foi aprovado nos exames de direção.

O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo digital (CRLV-e) também é bastante importante.

Os dois documentos podem ser consultados a qualquer momento com a Carteira Digital de Trânsito. Esse aplicativo está disponível aqui no Brasil desde o ano de 2018.

No ano de 2022, o software ganhou um novo visual. Esta solução foi implementada visando tornar a vida dos motoristas brasileiros mais prática.

Disponível em todo o País, o aplicativo faz com que o motorista tenha sua carteira de motorista e o licenciamento do carro sempre por perto.

Carteira Digital de Trânsito
Saiba todos os detalhes sobre a Carteira Digital de Trânsito (Foto: Divulgação/Detran-RJ)

Hoje, é possível baixar o aplicativo em celulares Android e iOS (iPhone). Para ter acesso a todas as funções , é preciso baixar o aplicativo, fazer uma conta no site gov.br e ter o QR Code na CNH impressa.

Um processo prático, rápido e gratuito. Assim como a versão tradicional, a versão digital da carteira de motorista poderá ser usada na hora de dirigir.

Lembrando que não é necessário ter acesso à internet para consultar. Além disso, é bom ressaltar que, ao contrário do que acontece com o documento físico, este aplicativo é opcional.

Mas não é só isso. A Carteira Digital de Trânsito conta com outras funções importantes. O dono do carro poderá, ainda, consultar e baixar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo digital (CRLV-e).

Também é possível conferir e pagar multas (com desconto). Assim sendo, o cliente que aderir a Carteira Digital de Trânsito encontrará mais praticidade e comodidade.

Para que serve a Carteira Digital de Trânsito?

A Carteira Digital de Trânsito (CDT) pode ser útil em diversas ocasiões. Como sabemos, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um item indispensável para todo motorista.

Este é o documento que comprova que estamos habilitados para dirigir.

Dito isso, a CDT se torna uma alternativa para termos a CNH sempre por perto. O valor jurídico da versão digital da carteira de motorista será o mesmo da versão tradicional.

Isso significa que a versão para celular poderá ser usada caso o motorista seja parado em uma blitz policial, por exemplo. Neste caso, o condutor precisará se certificar se o aparelho possui bateria.

Como foi dito acima, não há a necessidade de ter sinal de internet para consultar o documento. Mas o aplicativo possui outras funções importantes também, como por exemplo:

  • Consulta da versão digital da CNH e do CRLV;
  • Consulta de dados;
  • Pagamento de multas;
  • Consultar regras de trânsito;
  • Comunicar venda;
  • Entre outros.

Há a chance de fazer o pagamento com descontos – que podem chegar a 40%. O motorista pode ainda consultar o Cadastro Positivo de Condutores.

Cadastro Positivo de Condutores

Os motoristas que praticarem boas ações no trânsito também poderão ser recompensados.

Desde o ano passado, condutores de todo o Brasil já podem se cadastrar no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), que também é chamado de Cadastro Positivo de Condutores.

Esta foi uma ação do Governo Federal e pode beneficiar pessoas que não cometeram nenhum tipo de infração de trânsito em um período de 12 meses.

No caso, o cadastro pode ser feito pela Carteira Digital de Trânsito. Onde haverá uma opção exclusiva para este fim na área “Condutor”.

Segundo o governo, ao fazer esta solicitação, a pessoa estará dando “o consentimento para que seu nome seja consultado e constatado que está apto a receber os benefícios”.

Aqui, você poderá ganhar descontos e ficar isento na hora do pagamento de taxas. Além disso, é possível conquistar condições especiais em alguns serviços (aluguel de veículos, pedágios e outros).

É preciso pagar para ter a Carteira Digital de Trânsito?

Muitos motoristas possuem dúvidas quanto aos valores do download da Carteira Digital de Trânsito.

No caso, o condutor pode baixar o aplicativo gratuitamente na loja de aplicativos do seu celular. Além disso, só basta ter o QR Code na carta de motorista e um cadastro no site gov.br.

Como baixar e usar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito?

A tecnologia veio para ajudar a vida das pessoas em vários sentidos. Os motoristas, por exemplo, passaram a contar com a Carteira Digital de Trânsito.

Com ela, o condutor poderá acessar a CNH e a CRLV-e a qualquer momento. Só basta ter um celular compatível.

O valor jurídico é o mesmo da CNH comum, ou seja, poderá ser usado em blitz policiais, por exemplo. O aplicativo também dá acesso a outras funções interessantes.

Gostou? Então, confira o artigo no qual te ensinaremos todo o passo a passo para baixar o aplicativo em seu aparelho e veja como acessar todos as funções disponíveis.

Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

Carregando