O que é RENAVAM? Saiba o que é esse código do veículo

O RENAVAM é importante porque traz diversas informações importantes e as características do veículo. Saiba todos os detalhes sobre o registro!

Os motoristas precisam estar por dentro de tudo o que acontece com o seu veículo, não é mesmo? Então, neste caso o RENAVAM pode te ajudar! Com ele, você confere o histórico completo do seu carro.

Quer saber a boa notícia? Você pode consultar diversas informações sobre o seu automóvel 100% Online. Interessado em saber como isso é possível? Então, confira agora como consultar o RENAVAM.

Ah, e olha só, você também pode verificar a situação da documentação do carro, se há multas pendentes e outras informações. Quer saber mais? Veja abaixo o que é o RENAVAM, para que serve e muito mais!

O que é o RENAVAM?

Primeiramente, é necessário entender que RENAVAM é a sigla usada para falar do Registro Nacional de Veículos Automotores.

Este registro é um item vital do seu carro. Isso porque se trata de um banco de dados que armazena todas as características do um veículo e diversas informações importantes do mesmo.

No caso, o “histórico” pode trazer detalhes sobre:

  • Cor do veículo;
  • Chassi;
  • Modelo;
  • Situação da documentação;
  • Restrições;
  • Multas;
  • Entre outras informações.

Os dados originais serão cadastrados pelo fabricante ou pelo importador. Até por isso, é possível fazer uma comparação deste registro com o RG de uma pessoa. Mas é possível consultar todos estes dados? A resposta é sim!

Todos os veículos que rodam no Brasil precisam ter o RENAVAM. Com isso, cada um deles possui o seu Código do RENAVAM.

O mesmo é criado a partir do momento que o veículo é adquirido por alguém e o Detran faz o registro. Esse código será o mesmo durante toda a vida útil do carro e é formado por 11 dígitos.

Com o dado, é possível fazer consultas de todo o histórico de um veículo. Lembrando que há diferenças desse código do RENAVAM para o número de chassi.

Além disso, é importante ressaltar que a base do SENATRAN (base nacional) e as bases dos DETRANs (base estadual) compõem uma arquitetura de bases distribuídas do registro e são integradas.

Até por isso, o sistema do Registro Nacional de Veículos Automotores está sempre atualizado.

Para que serve o RENAVAM?

Como foi dito acima, o RENAVAM é um item que todos os veículos possuem. Todos motoristas precisam o conhecer, visto que o registro contém todo o histórico de um veículo.

Até por isso, saber o código RENAVAM se torna algo essencial na vida de muitas pessoas.

Um bom exemplo são aquelas que estão querendo comprar um veículo novo. O mercado de veículos novos, seminovos e usados é bem grande.

Hoje, é possível encontrar modelos ideais para todos os gostos. Também há muita gente interessada em adquirir o seu.

Consultar o RENAVAM se torna importante nessas situações porque o comprador poderá evitar problemas futuros.

No caso, a pessoa pode usar o código RENAVAM para descobrir o histórico de emplacamentos, por exemplo.

Além disso, é útil para saber todas as especificações técnicas do veículo ou se há multas que precisam ser pagas. Informações sobre restrições e recalls também estão disponíveis.

Mas não é só isso. Vale lembrar que este mesmo registro também poderá ser usado por autoridades de trânsito na hora procurar informações sobre um carro, uma moto ou sobre qualquer outro tipo de veículo.

Onde posso encontrar o Código do RENAVAM?

Muitos motoristas possuem dúvidas quanto ao lugar que o código do Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM) pode ser encontrado.

Este número estará presente no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

No modelo atual deste documento (que é obrigatório), os números estão presentes próximos aos dados da placa do veículo.

Outro documento que traz o número do RENAVAM é o Certificado de Registro do Veículo (CRV). Em ambos os casos, o registro conta com 11 dígitos.

Como consultar os dados de veículo usando o RENAVAM?

Você já ouviu falar do Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAN)? O registro é bastante importante por contar com todo o histórico de seu veículo.

Aqui, o motorista poderá encontrar informações sobre marca, cor, chassi, multas, recalls e entre outros dados. Este documento pode ser útil na hora de comprar um veículo novo, por exemplo.

Os motoristas de todo o país podem consultar todos esses dados de forma prática e gratuita. Confira o passo a passo para consultar os dados de seu veículo pela internet usando o Código RENAVAM.

Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

Carregando