Novas Regras para Veículos Elétricos e Híbridos: O que muda no DETRAN

Quer saber quais são as novas regras para veículos elétricos e híbridos? Confira aqui mais informações sobre o assunto!

As novas regras para veículos elétricos e híbridos estão começando a transformar o cenário automotivo brasileiro e o DETRAN tem ajustado suas normas para acompanhar essa evolução. Quer saber mais? Então, confira abaixo as principais mudanças!

Novas Regras para Veículos Elétricos e Híbridos: O que muda no DETRAN (Imagem: Kindel Media/Pexels)

Conheça as novas regras para veículos elétricos e híbridos

Com o crescimento acelerado da frota de veículos elétricos e híbridos no Brasil, os órgãos de trânsito, como o DETRAN, estão adaptando suas normas para acompanhar essa transformação. 

Afinal, a transição para uma mobilidade mais sustentável exige ajustes regulatórios que garantam a segurança, a padronização e o incentivo ao uso dessas tecnologias. 

Em 2025, novas regras estão sendo implementadas em diferentes estados brasileiros, trazendo mudanças importantes para proprietários e interessados nesse tipo de automóvel.

Curioso para saber mais? Então, continue lendo e confira abaixo mais informações sobre o assunto!

Benefícios no licenciamento e IPVA

Entre as novas regras para veículos elétricos e híbridos, uma das mais relevantes para os proprietários se trata dos incentivos fiscais. 

Atualmente, diversos estados brasileiros oferecem descontos no IPVA ou até isenção total para veículos elétricos e híbridos.

Essas medidas variam bastante de acordo com o estado e vêm sendo atualizadas nos sistemas de cada DETRAN.

Sendo assim, é importante que o proprietário informe corretamente o tipo de motorização no momento do registro ou atualização de dados do veículo.

Além disso, o processo de licenciamento anual vem sendo otimizado, com possibilidade de trâmites 100% digitais para esse tipo de veículo, incluindo emissão de documentos, agendamento de vistorias e pagamento de taxas.

Vistorias e inspeções técnicas

As vistorias veiculares passaram a exigir treinamento específico para profissionais que avaliam veículos de alta tensão. Com isso, as autoridades buscam reduzir riscos e aumentar a segurança no trânsito.

Portanto, vale a pena ressaltar que no momento da vistoria são checados itens como isolamento elétrico, estado das baterias, sistema de recarga e componentes de segurança exclusivos dos elétricos. 

Além disso, os critérios incluem também a conformidade com as zonas de deformação e dispositivos de retenção, como airbags e cintos com pré-tensionadores.

CNH e regulamentações de condução

Embora veículos elétricos e híbridos sejam, em sua maioria, similares em operação aos carros convencionais, algumas categorias de veículos elétricos de maior porte, como vans ou caminhões, podem exigir mudanças na habilitação.

Além disso, também vale a pena lembrar que a partir de 2025, a renovação de CNH exigirá reciclagem obrigatória a cada cinco anos, com curso que aborda segurança viária e outros temas importantes para quem dirige.

Inclusão no RENAVAM e sistema nacional

A classificação correta dos veículos elétricos e híbridos no sistema RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores) é uma das prioridades dos DETRANs. 

Essa atualização permite um controle mais preciso sobre a frota eletrificada, facilitando a adoção de políticas públicas de incentivo, planejamento urbano e gestão ambiental.

Para isso, a ficha técnica dos veículos deve estar atualizada junto ao fabricante e à montadora, com a correta descrição dos itens como potência do motor elétrico, capacidade da bateria, autonomia e tipo de carregamento.

Procedimentos digitais e facilidades

Uma das novas regras para veículos elétricos e híbridos é que o agendamento de serviços, emissão de documentos e pagamento de taxas podem ser feitos online em muitos estados.

Desse modo, os proprietários têm a facilidade de fazer tudo isso sem sair de casa, economizando tempo. Sendo assim, é interessante checar quais destes serviços estão disponíveis no site do DETRAN do seu estado.

Daniele Freitas
Escrito por

Daniele Freitas

Carregando