IPVA MG 2023: Valor, Tabela de Pagamento e Consulta

IPVA MG 2023 ➜ Confira aqui as principais informações referentes ao imposto! ✓ Valor ✓ Tabela de Pagamento ✓ Consulta ✓

Fique por dentro do IPVA MG 2023! Conheça o valor a ser pago, consulte a tabela de pagamento e saiba tudo sobre este importante imposto. Não perca a oportunidade de regularizar sua situação fiscal e evitar problemas futuros.

IPVA MG 2023
Imagem de Divulgação/WEB

O que é o IPVA MG 2023?

O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é um imposto anual obrigatório para proprietários de veículos registrados no estado de Minas Gerais. 

É uma forma de arrecadar recursos para o estado e garantir a manutenção e melhoria da infraestrutura de transportes. 

Além disso, regularizar o pagamento do IPVA é importante para evitar multas e problemas futuros.

Qual o valor do IPVA Minas Gerais 2023?

O valor do IPVA MG 2023 depende de vários fatores, como o ano de fabricação do veículo, sua categoria e valor de mercado. 

Isto é,a alíquota aplicada para cálculo do imposto também varia de acordo com estes fatores. 

Portanto, é possível consultar o valor devido no Detran- MG, Departamento de Trânsito do estado de Minas Gerais ou em uma das unidades de atendimento. 

Tabela de Pagamento do IPVA MG 2023

A tabela de pagamento do IPVA MG 2023 é um documento que indica as datas em que os proprietários de veículos registrados no estado de Minas Gerais devem realizar o pagamento do imposto. 

Portanto, o calendário de pagamento é dividido por final de placa e pode ser consultado no site da Secretaria da Fazenda do estado ou em uma das unidades de atendimento. 

Por isso, é importante seguir a tabela de pagamento para evitar multas e problemas futuros. 

Além disso, é possível optar por parcelar o pagamento do IPVA em até três vezes, desde que a primeira parcela seja paga até a data de vencimento estabelecida na tabela.

FINAIS DE PLACACOTA ÚNICA/
1ª PARCELA
MARÇO
2ª PARCELA
ABRIL
3ª PARCELA
MAIO
1 e 2131315
3 e 4141416
5 e 6151717
7 e 8161818
9 e 0171919

Descontos e Isenções no IPVA MG 2023

Alguns proprietários de veículos registrados no estado de Minas Gerais podem ser elegíveis a descontos ou isenções no pagamento do IPVA 2023.

Sendo assim, estas condições podem ser aplicadas a veículos adaptados para pessoas com deficiência, veículos antigos, entre outros.

Do mesmo modo, é importante consultar a Secretaria da Fazenda do estado ou uma unidade de atendimento para verificar se o veículo é elegível a algum tipo de desconto ou isenção.

Realizando o Pagamento do IPVA MG 2023

Existem várias formas de realizar o pagamento do IPVA MG 2023, incluindo pagamento online, em bancos, lotéricas, entre outros. 

Dessa forma, é possível realizar o pagamento através do site da Secretaria da Fazenda do estado ou em uma das unidades de atendimento. 

Por isso, é indispensável ter em mãos o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) e o número do CPF ou CNPJ do proprietário do veículo para realizar o pagamento. 

Além disso, é possível optar por parcelar o pagamento do IPVA em até três vezes, desde que a primeira parcela seja paga até a data de vencimento estabelecida na tabela de pagamento.

Como consultar o IPVA 2023?

Através da consulta do IPVA MG 2023, os proprietário de veículos que precisam pagar o imposto, conseguem acessar as principais informações referentes ao mesmo, como por exemplo, valor, data de pagamento e muito mais.

Em Minas Gerais, os proprietários de veículos podem realizar essa consulta de diferentes formas. A seguir, confira as principais delas:

Site da Secretaria da Fazenda de Minas Gerais

Acesse o site da Secretaria da Fazenda, insira o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) do veículo e siga as instruções para consultar o valor devido, data de vencimento, entre outros;

Unidades de Atendimento

É possível realizar a consulta em uma unidade de atendimento da Secretaria da Fazenda, basta ter em mãos o número do Renavam do veículo;

Por telefone

É possível realizar a consulta do IPVA através do telefone, basta ligar para a Central de Atendimento da Secretaria da Fazenda e fornecer o número do Renavam do veículo.

Atenção: É importante destacar que o pagamento em dia do IPVA MG 2023 é obrigatório para evitar multas e problemas futuros.

Isabel Almeida
Escrito por

Isabel Almeida

Carregando