Dicas Infalíveis para Economizar Combustível

Confira aqui as melhores dicas para economizar combustível e informações importantes sobre!

publicidade

Nos últimos anos, o valor da gasolina e do etanol vem crescendo absurdamente, sendo esse um dos grandes motivos de reclamações dos motoristas. Sendo assim, é de suma importância saber como economizar combustível.

Ao contrário do que muita gente pensa, economizar combustível não depende unicamente da escolha do posto mais barato. Isso vai depender de uma junção de coisas, principalmente na maneira de se conduzir o carro ou moto.

Além disso, um outro fator que poderá ajudar na economia é se a manutenção do veículo estiver em dia.

publicidade
Dicas Infalíveis para Economizar Combustível (Imagem: Reprodução/Web)

Muitas atividades do nosso dia a dia dependem de locomoção. Quem tem carro ou moto, geralmente gosta de ir aos lugares com eles, afinal de contas, se torna mais rápido e confortável. Ao contrário disso, se torna um pouco mais caro do que ir de ônibus.

Apesar de está bastante caro, ainda há como economizar combustível. Pensando nisto, trouxemos a seguir dicas infalíveis para economizar combustível. Para conferir, basta apenas continuar nos acompanhando!

publicidade

Mantenha a manutenção em dia

Esse é um ponto essencial para economizar combustível. Com a manutenção do seu carro em dia, você consegue fazer com que o motor não consuma tanto combustível. Além disso, também aumenta a vida útil do componente.

Sendo assim, sempre que possível, faça manutenção em seu veículo. Verifique o óleo, os filtros de ar a faça a substituição das velas.

Respeite a troca de marchas

Evite a troca de marchas desnecessárias. Procure sempre trocar as marchas na rotação correta, mantendo o giro do motor compatível à marcha escolhida no momento.

publicidade

Evite peso desnecessário

Você sabia que quanto mais pesado o carro estiver, mas há um gasto excessivo de combustível? Sendo assim, se você quer economizar combustível, evite andar com o carro sobrecarregado, pois isso influencia diretamente no consumo. O motivo? O motor terá que fazer mais força para colocar o veículo em movimento.

Ligue o ar-condicionado só quando for necessário

Esse é um fator que também está diretamente relacionado com o consumo de combustível. O ar-condicionado é operado pelo motor, sendo assim quando ele está ligado, também gasta combustível.

Para economizar, use o ar apenas quando realmente for necessário. Assim, você estará economizando.

Pneus calibrados

Para economizar combustível é de suma importância que os pneus do veículo estejam calibrados. Pneus murchos influenciam diretamente no rendimento do veículo, já que eles geram mais atrito com a via. Sendo assim, mantenha sempre os pneus em boas condições!

Atenção a qualidade do combustível

No Brasil existem vários postos que vendem a famosa gasolina “batizada”, ou seja, com álcool, água ou outro componente em sua mistura. Isso é permitido no Brasil, mas desde que não ultrapasse 27% do componente.

Acima disso, os danos aparecem imediatamente, começando pelos engasgos. Isso pode te gerar alguns prejuízos. Sendo assim, fique atento, principalmente se o combustível estiver com um valor muito abaixo da média.

Veja também