Como solicitar a Isenção do IPVA em 2024? Passo a Passo
Quer saber como solicitar isenção do IPVA em 2024? Então, saiba que está no lugar certo. Elaboramos um passo a passo completo!
O IPVA 2024 já está valendo, e caso você seja apto as hipóteses de isenção, é preciso saber como solicitar a isenção do IPVA em 2024. Portanto, é importante compreender as hipóteses e modalidades de isenção para não perder esse direito. Confira abaixo tudo sobre como solicitar a Isenção do IPVA em 2024.
Isenção do IPVA 2024
O IPVA é um imposto cobrado por cada estado brasileiro aos contribuintes que possuem veículos devidamente registrados. Ou seja, a responsabilidade pela cobrança, cálculo e, pela liberação.
De igual modo, a responsabilidade pela deliberação de quais brasileiros estarão isentos do pagamento também depende de cada estado e da lei estadual.
Assim, na grande maioria dos estados, o desconto é oferecido para PCD – Pessoa com Deficiência, carros muito antigos e veículos utilizados para fins profissionais, ou seja, taxis, vans escolares e outros.
Além disso, os valores de isenção também são variáveis e devem considerar a disposição na lei. Pensando isso, o proprietário poderá ter que pagar o valor total ou parcial:
- Isenção total: o contribuinte está desobrigado de realizar o pagamento do IPVA;
- Isenção parcial: o contribuinte deverá efetuar o pagamento de 50% do valor, com isenção parcial dos outros 50%.
Logo, as modalidades de desconto variam de acordo com a situação de cada brasileiro, e também com a legislação de cada estado.
Assim, a melhor forma de analisar a lista de isenção é através do próprio DETRAN do seu estado. Além disso, a consulta poderá ser realizada via online.
Como solicitar a isenção do IPVA em 2024?
O processo de solicitação de isenção IPVA é variável, pois depende das etapas definidas por cada Detran estadual. Pensando nisso, é importante compreender que a solicitação também deverá considerar em qual hipótese de isenção o proprietário se encaixa. Quais sejam:
- Isenção para PCD;
- Isenção para taxistas e motoristas de Vans escolares;
- Isenção para veículos antigos.
Logo, existem outras possibilidades, mas depende da legislação estadual. Abaixo, você confere o passo a passo para solicitar a isenção em alguns dos estados brasileiros de maior incidência.
Como solicitar a isenção do IPVA para PDC
- Acesse o site do Detran do seu estado: para este passo a passo, usaremos como exemplo o Detran de São Paulo – SP;
- Verifique a tabela de isenção disponível no site;
- Tenha em mãos o laudo pericial, comprovando a deficiente do contribuinte;
- Dirija-se até uma das localidades do DETRAN SP (IMESC) com documentos em mãos: RG, CPF, documentos do veículo, comprovante de residência e também o laudo pericial;
- Em seguida, acesse o SIVEI – Sistema de Veículos;
- Selecione “Novo Requerimento“.
- Selecione e Preencha o formulário Requerimento de Concessão de Isenção do IPVA pessoa com deficiência física, visual ou mental ou autista .
- Quando o sistema solicitar, carregue cada um dos documentos.
- Em seguida, basta aguardar o julgamento.
- Consulte o julgamento através do IPVANET.
Solicitar isenção de IPVA para motoristas
O estado de Minas Gerais prevê a liberação do pagamento do IPVA 2024 aos brasileiros que trabalham com veículos, como taxistas e motoristas de Vans escolares. Portanto, confira abaixo como solicita:
- Acesse o site do DETRAN do seu estado;
- Clique no item “solicitar isenção de IPVA“;
- Em seguida, você será encaminhado para um sistema de dados e informações.
- Preencha-os com cuidado e atenção;
- Clique em “Confirmar“;
- O julgamento será avaliado e dentro de alguns dias o contribuinte receberá a resposta.
- Pelo site ou e-mail, o proprietário poderá acompanhar o andamento do processo.
Isenção de IPVA para veículos antigos
Todos os veículos que foram fabricados a mais de 20 anos estão automaticamente isentos. Desta forma, o proprietário não precisa realizar a solicitação do IPVA 2024. Logo, assim que o seu veículo datar 20 anos, o próprio DETRAN do estado encerrará a cobrança pelo Imposto.
No entanto, lembre-se que os fatores podem sofrer alterações de acordo com o seu estado. Logo, chegue a legislação estadual e acesso o site do Detran da sua região.
Professora, redatora e pianista erudita. Escreve com o propósito de levar informação às pessoas.