Como maximizar a autonomia dos carros elétricos

Não tem certeza de como maximizar a autonomia do seu carro elétrico? Então, confira aqui algumas dicas que podem te ajudar!

Quer saber como maximizar a autonomia do seu carro elétrico? A boa notícia é que existem algumas dicas bem simples que você pode seguir para fazer isso. Curioso para saber quais são elas? Então, continue lendo este artigo até o final para descobrir!

Como maximizar a autonomia dos carros elétricos (Imagem: Eren Goldman/Unsplash)

5 dicas de como maximizar a autonomia dos carros elétricos

Com a popularização dos veículos elétricos, muitos motoristas têm buscado maneiras de aproveitar ao máximo a autonomia de seus carros, ou seja, percorrer a maior distância possível com uma única carga. 

O que muita gente não sabe é que a autonomia elétrica depende de uma série de fatores que vão desde o estilo de condução, até o planejamento de rotas. 

Por isso, entender esses elementos e como controlá-los pode fazer toda a diferença na rotina e na eficiência do uso do veículo. 

Quer saber mais? Então, confira a seguir diversas dicas de como maximizar a autonomia dos carros elétricos no dia a dia.

1. Opte por uma condução suave

A maneira como o motorista conduz o veículo tem um efeito direto na autonomia de um carro elétrico. 

Na prática, acelerações bruscas e frenagens intensas consomem mais energia da bateria, já que exigem mais do motor elétrico em curtos períodos. 

Em contrapartida, uma condução mais suave, com acelerações graduais e antecipação de obstáculos ou reduções de velocidade, permite ao sistema gerenciar melhor o uso da energia.

Além disso, a maioria dos veículos elétricos conta com sistemas de frenagem regenerativa, que convertem parte da energia cinética em eletricidade ao frear ou desacelerar. 

Para maximizar esse recurso, o ideal é soltar o acelerador com antecedência, permitindo que o sistema recupere energia em vez de usar os freios mecânicos convencionais.

2. Faça a manutenção preventiva para maximizar a autonomia

Assim como os carros tradicionais, os elétricos também exigem cuidados mecânicos e elétricos regulares. 

Pneus mal calibrados, desalinhamento da suspensão ou desgaste em componentes da transmissão podem aumentar a resistência ao rolamento e fazer com que o motor elétrico consuma mais energia para manter o veículo em movimento.

Por isso, manter a pressão dos pneus conforme indicado pelo fabricante é um dos cuidados mais simples e eficazes. 

Da mesma forma, garantir que as revisões estejam em dia ajuda a identificar falhas no sistema de arrefecimento da bateria, nos inversores ou até mesmo em sensores que controlam o rendimento do veículo.

3. Controle o uso do ar-condicionado 

Muitos motoristas não percebem o quanto o uso do ar-condicionado ou do aquecimento interno pode impactar negativamente a autonomia. 

Em veículos elétricos, esses sistemas não utilizam calor do motor como nos carros a combustão, mas sim energia diretamente da bateria, o que pode consumir uma parcela significativa da carga.

Sendo assim, para minimizar esse impacto, o ideal é usar essas funções de forma estratégica e apenas quando necessário.

4. Planeje rotas com antecedência

Certamente, uma das vantagens dos carros elétricos é a tecnologia embarcada e, atualmente, a maioria dos modelos oferece sistemas de navegação com planejamento de rota otimizado. 

Esses sistemas consideram não apenas a distância, mas também a topografia, o tráfego, a velocidade média e a presença de estações de recarga no caminho.

Além disso, evitar trajetos com muitas subidas, congestionamentos frequentes ou vias com limites de velocidade elevados pode fazer uma grande diferença na economia de bateria. 

A escolha de rotas mais planas e com tráfego fluido contribui para um consumo de energia mais estável e previsível.

5. Cuidado com o peso extra

Outra dica de como maximizar a autonomia dos carros elétricos é tomar cuidado com o peso transportado. Afinal, ele também influencia diretamente no gasto de energia.

Um veículo mais pesado exige mais torque e, consequentemente, consome mais energia para se locomover. 

Isso vale tanto para cargas no porta-malas, quanto para acessórios instalados, como racks de teto ou bagageiros, que também podem afetar a aerodinâmica do veículo.

Portanto, remover objetos desnecessários do interior do carro, evitar transportar itens pesados por longos períodos e utilizar acessórios apenas quando indispensáveis são práticas simples que ajudam a preservar a energia da bateria.

Daniele Freitas
Escrito por

Daniele Freitas

Carregando