CNH DIGITAL: Como Baixar o APP e Utiliza-lo da Melhor Forma

Todo motorista pode ter acesso a CNH Digital. Saiba aqui o passo a passo de como baixar o aplicativo e utilizá-lo!

Esquecer a carteira de habilitação em casa pode se tornar um grande problema, né? A boa notícia é que com a CNH Digital pode ser mais fácil ter esse documento sempre com você através do seu celular!

E tem mais! Ela é um documento válido, da mesma forma que a carteira física. Ah, e você pode consultar sua carteira digital a qualquer momento no app e sem precisar estar conectado à internet. Super prático, né?

Ficou interessado em aproveitar a facilidade de ter sua CNH Digital? Então, continue lendo este artigo até o final para descobrir o passo a passo de como baixar e usar o app.

Passo a Passo para baixar a CNH Digital

Assim como já mencionamos anteriormente, voltamos a salientar que a CNH Digital tem o mesmo valor jurídico que a versão impressa.

A versão eletrônica facilita a vida dos motoristas, pois de onde eles estiverem, podem consultar o documento e obter todas as informações e dados necessários. E o melhor, sem precisar estar conectado à internet.

Ao contrário de anos atrás, agora não é mais preciso comparecer ao Departamento de Trânsito (Detran) ou ter o uso do certificado digital para ter a CNH eletrônica.

Basta apenas que o motorista tenha a CNH impressa em mãos e com o aplicativo instalado aponte a câmera para o QR Code que fica no verso do documento.

Com isso, ele terá acesso à todos os benefícios disponíveis na plataforma.

Mas afinal de contas, como baixar o aplicativo CNH Digital? Para que você tenha noção de como funciona este procedimento, elaboramos um simples passo a passo a seguir. Confira:

  • Vá até a loja de aplicativos do seu smartphone (Play Store para Android e Apple Store para iOS);
  • Pesquise por “CNH Digital”;
  • Encontre o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” da Serpro;
  • Clique na opção de instalar;
  • Com o app instalado em seu celular, abra-o e faça login com o seu CPF;
  • Digite o código de ativação;
  • O aplicativo vai solicitar a criação de uma senha simples, de quatro dígitos.

Atenção!

É válido salientar que na CNH Digital, independentemente da cidade de registro da CNH, sempre irá constar a cidade sede de cada Detran no campo “Local” do documento de habilitação.


Validação da CNH Digital

Com o login feito no aplicativo, você terá que fazer a validação da sua CNH Digital. Todo o procedimento é bastante simples de ser feito, levando apenas alguns minutos para ser finalizado.

Veja a seguir como fazer a validação:

  • Com o login feito na CNH Digital, aponte a câmera do seu celular para o QR Code que fica na parte de trás de sua carteira de motorista;
  • Tire uma foto dentro do app;
  • O app vai fazer uma comparação entre a sua foto com a foto do banco de dados do Detran;
  • Confirme o CEP cadastrado no DETRAN do estado de sua CNH;
  • Caso esteja tudo “ok”, a sua CNH Digital será validada e você já poderá começar à usá-la.

É preciso pagar para ter a CNH Digital?

Muitas pessoas se perguntam se para ter a CNH Digital é preciso pagar algum valor ao Detran do estado. E a resposta é não!

Todo o motorista que tenha a CNH impressa está isento ao pagamento de qualquer taxa. Além deles, todos aqueles que vierem a tirar a Carteira Nacional de Habilitação também poderão ter a CNH eletrônica de forma totalmente gratuita.

Quais documentos terei acesso?

CNH Digital é uma forma mais prática que os motoristas podem ter de encontrar informações referentes ao seu veículo. Afinal de contas, com o número da carteira de habilitação é possível consultar dados importantes.

Agora com a CNH eletrônica tudo ficou mais fácil. Os motoristas têm acesso à dados importantes, como por exemplo, o CRLV. 

O documento pode ser visualizado pelo proprietário mesmo que ele não esteja com acesso à internet.

Para isso, ele precisará apenas entrar no app e gerar um PDF com uma assinatura digital. Viu como é fácil?! Em apenas poucos minutos você pode consultar o número do CRLV através da CNH Digital.

Como ter acesso ao CRLV?

Para que você tenha noção de como funciona este procedimento, elaboramos um simples passo a passo a seguir. Confira:

  • Faça login no app da CNH Digital;
  • Com o login feito, selecione a opção “Veículos”;
  • Informe o número do Renavam e o número de segurança do CRV (antigo DUT).
  • Clique em “incluir”;
  • Feito isso, você já terá o CRLV em seu celular.
Shirlayne
Escrito por

Shirlayne

Carregando