Vale a pena assinar carros? Descubra as opções disponíveis

Quer saber se vale a pena assinar carros? Então, confira aqui as vantagens dos carros por assinatura e algumas opções disponíveis.

Você quer saber se vale a pena assinar carros? Nos últimos anos, os carros por assinatura estão ganhando destaque como uma alternativa moderna e flexível à compra de veículos. E saiba que foi justamente para te ajudar a descobrir se esta é a opção ideal para você que escrevemos este artigo. Confira abaixo se vale a pena assinar carros e algumas opções disponíveis.

Vale a pena assinar carros? (Imagem: reprodução/Automotive Business)

O que é a assinatura de carros?

A assinatura de carros é um serviço em que você paga uma mensalidade para ter acesso a um veículo por um período determinado, que pode variar de alguns meses a alguns anos. 

Ou seja, em vez de comprar ou financiar um carro, você simplesmente o utiliza pelo período contratado e, ao final, pode devolver o veículo, trocá-lo por outro modelo ou renovar a assinatura.

Além disso, na mensalidade podem estar incluídos os custos de manutenção, seguro, assistência 24 horas, IPVA e licenciamento. 

Sendo assim, como você pode perceber, essa modalidade permite que os usuários tenham acesso a um carro sem precisar se preocupar com muitas das responsabilidades que vêm com a posse de um veículo. 

Mas será que vale a pena assinar carros? Para responder a esta pergunta, vamos te mostrar as vantagens e desvantagens dessa tendência crescente e algumas das opções disponíveis. Confira tudo isso a seguir!

Vantagens de assinar carros

Sem dúvida alguma, a principal vantagem da assinatura de carros é a conveniência. 

Afinal, com todos os custos inclusos, você não precisa se preocupar com gastos inesperados relacionados à manutenção ou seguro. 

A flexibilidade também é outro atrativo, já que você pode escolher o carro que deseja, suas características, o prazo da assinatura etc.

Além disso, ao final do contrato, você pode facilmente trocar de carro, experimentando modelos mais novos e evitando a desvalorização que ocorre com veículos próprios.

Desvantagens de assinar carros

Embora a assinatura de carros ofereça várias vantagens, como praticidade e flexibilidade, ela também tem algumas desvantagens que devem ser consideradas para você descobrir se vale a pena assinar carros no seu caso.

Em primeiro lugar, um dos principais pontos negativos pode ser o custo. Afinal, comparado ao financiamento ou à compra à vista de um veículo, o valor mensal da assinatura pode ser mais elevado. 

Além disso, ao final do contrato, você não é o dono do carro, diferentemente de um financiamento, no qual o veículo se torna propriedade após o pagamento.

Por fim, outra desvantagem é a limitação de quilometragem. Afinal, a maioria dos planos de assinatura inclui um limite de quilômetros que você pode rodar mensalmente ou anualmente. 

Sendo assim, se você exceder esse limite, pode ser cobrada uma taxa adicional, o que pode aumentar os custos do aluguel. 

Opções de carro por assinatura disponíveis no mercado

Atualmente, diversas montadoras e empresas de mobilidade têm oferecido serviços de assinatura de carros no Brasil. Confira abaixo algumas das opções disponíveis:

  • Unidas Livre: o serviço oferece uma grande variedade de modelos e marcas e tem planos que variam entre 12 e 36 meses. Além disso, a empresa inclui no contrato os custos de manutenção, seguro, IPVA e licenciamento;
  • Localiza Meoo: a Localiza oferece veículos de diversas marcas e modelos, com planos que podem ser ajustados conforme a necessidade do cliente e contratos de apenas alguns dias ou meses;
  • Carro fácil Porto Seguro: com esse serviço você tem acesso a um carro zero km por períodos de 12, 18 ou 24 meses. Além disso, a assinatura inclui custos com seguro, manutenção, documentação e IPVA;
  • Movida: com a Movida, você pode escolher entre uma grande diversidade de veículos, com contratos flexíveis que variam de 12 a 48 meses. A assinatura inclui custos de manutenção, seguro e documentação;
  • Fiat Flua!: a Fiat também oferece carros zero km e permite escolher entre diversos modelos da marca. Os contratos variam entre 12 e 48 meses e os valores incluem custos com manutenção preventiva, seguro e a assistência 24 horas;
  • Renault On Demand: a Renault On Demand é outra opção popular para quem deseja ter um carro zero à disposição. Os contratos vão de 12 até 24 meses, dependendo da quilometragem escolhida;
  • Volkswagen Sign&Drive: este serviço de carros por assinatura oferece prazos de 12 até 36 meses. Além disso, inclui manutenção preventiva, seguro, documentação e assistência 24 horas.

Afinal, vale a pena assinar carros?

Como você viu acima, a assinatura de carros tem várias vantagens e desvantagens. Além disso, há várias opções disponíveis para quem procura esse serviço.

Na prática, assinar um carro pode valer a pena para quem busca flexibilidade, conveniência e a possibilidade de trocar de veículo com frequência. 

No entanto, o custo da assinatura pode ser mais elevado do que o de um financiamento tradicional a longo prazo, o que pode não ser vantajoso para todos os perfis de consumidores.

Por isso, se você valoriza a praticidade e prefere não lidar com a burocracia e os custos variáveis de possuir um carro, a assinatura pode ser a escolha ideal. 

Por outro lado, se você planeja manter o mesmo carro por vários anos e prefere um investimento mais tradicional, a compra pode ser mais adequada.

Daniele Freitas
Escrito por

Daniele Freitas

Carregando