Placa Mercosul: Quando é necessário trocar?
Confira aqui em quais casos é necessário realizar a troca da sua placa mercosul e quais os valores, prazos e requisitos!
Você sabe em quais casos a placa Mercosul precisar ser alterada? Com novas mudanças na legislação, muitos motoristas estão com dúvidas a cerca da obrigatoriedade de alterar a placa. Portanto, abaixo você confere os prazos, requisitos e valores para alteração da placa antiga para placa Mercosul.
Como surgiu a placa Mercosul?
A chamada placa criada pelo Mercosul foi introduzida no Brasil há 5 anos. No entanto, com a alteração da lei e a necessidade de aplicação da placa nos novos carros, muitos motoristas ficam em dúvida sobre as regras.
Assim, em primeiro lugar, trata-se de uma progressão do sistema de placas de carros, que agora é compartilhado por alguns países da América do Sul.
O nome placa do Mercosul surgiu, pois se trata de um acordo entre os países integrantes do Mercosul: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.
Desta forma, haver 1 placa com identificação nestes países facilita na identificação de veículos que transitam entre esses países, além de aumentar a segurança internacional e dificultar fraudes.
Assim sendo, o grupo de países é responsável pela criação de um sistema único de identificação, tanto de placas quanto de motoristas, através do emprego de dispositivos de segurança.
Para facilitar há um QR Code, que permite rastrear a placa e verificar de é verdadeira ou falsificado, independente da localização, seja no Brasil, ou em qualquer um dos outros países.
Quem tem a antiga placa precisa mudar?
A obrigatoriedade da nova placa varia de acordo com o país. No Brasil, a adoção da nova placa é obrigatória em algumas situações específicas:
- Carros novos saindo de fábrica, indo para o emplacamento – a partir de 2018;
- Carros mais velhos que 2018, mas que foram vendidos e a propriedade foi transferida.
Portanto, se você adquirir um veículo novo ou realizar a transferência de propriedade, será necessário instalar a placa Mercosul.
Porém, para veículos que já possuem a placa antiga, a mudança não é obrigatória de imediato. Ou seja, é possível prolongar o período e se organizar até realizar a alteração.
A substituição das placas antigas pelas placas Mercosul será gradual e ocorrerá conforme o calendário estabelecido pelo DETRAN de cada estado.
Quanto custa alterar a placa antiga para a placa nova?
Primeiro, é importante entender que o órgão responsável pela troca e alteração das placas de veículos no Brasil é o DETRAN.
No entanto, há um outro detalhe igualmente importante: o DETRAN é um órgão nacional, mas é dividido de acordo com cada estado da federação. Ou seja, existe um DETRAN estadual para cada estado.
Desta forma, para entender os preços entenda que:
- Os preços são tabelados: ou seja, qualquer proprietário que se deslocar até o DETRAN SP, por exemplo, terá uma taxa específica para pagar;
- Os preços mudam de acordo com o estado: os preços são tabelados, mas o preço de SP é diferente do de Minas, por exemplo.
Assim sendo, a média em valor costuma variar entre R$ 138,24 e R$ 114,86. Portanto, consulte a tabela de preços do Detran do seu estado.
A placa antiga não é mais válida?
Considerando todas as hipóteses que geram a obrigatoriedade do motorista trocar a placa antiga pela nova, a resposta é simples: é válida!
A nova placa não invalida a antiga. Assim, é importante que você altere de acordo com as obrigações. Mas, caso não haja obrigação, não é necessário.
Portanto, as novas mudanças e alterações com a nova placa representam maior segurança aos motoristas e demais pessoas. Assim sendo, vale a pena realizar quando for o seu caso.
Professora, redatora e pianista erudita. Escreve com o propósito de levar informação às pessoas.