Nova Placa Mercosul: Saiba como ela funciona e Quando trocar
É de suma importância entender como funciona a nova Placa Mercosul, como ela funciona e quando trocar. Confira aqui!
A nova Placa Mercosul entrou em vigência no final de 2018 e, desde então, vem se tornando obrigatória nos estados brasileiros. Com isso, é de suma importância entender como funciona, quando trocar e esta atento (a) à tudo o que se relaciona a ela. Pensando nisto, trouxemos as principais informações sobre a nova Placa Mercosul. Continue nos acompanhando para conferir!
O que é a nova Placa Mercosul?
Como já é do seu conhecimento, todo veículo deve ter uma placa, ela é chamada de placa do veículo. Em 2018, a placa padrão sofreu alterações e entrou em vigência a Placa Mercosul, que padrão para todos os países que fazem parte do bloco, como por exemplo, Argentina, Uruguai e Brasil.
De forma simples e ainda mais clara, as placas passaram a seguir o mesmo modelo, diferenciando-se apenas por conta da nacionalidade.
Veja a seguir um exemplo da Placa Mercosul:
Quem precisa mudar para a nova Placa Mercosul?
Assim como já mencionamos anteriormente, a Placa Mercosul entrou em vigência no ano de 2018, começando pelo estado do Rio de Janeiro. Após isso, outros estados brasileiros começaram a exigir essa nova placa nos veículos.
A previsão é que até 2023 todos os veículos no Brasil já estejam com a nova Placa Mercosul. No entanto, já existem grupos específicos de automóveis que podem fazer esse novo emplacamento. Confira a seguir quais são eles:
- Carros novos;
- Veículo que vão ser transferidos de um estado para outro;
- Automóveis que mudaram de categoria;
- Placas danificadas ou ilegíveis;
- Veículos que não tiveram a vistoria da placa atual aprovada.
Vale lembrar que para fazer essa mudança de placa, é necessário efetuar o pagamento de uma taxa, que inclusive, é mais baixa que a antiga, sendo R$ 193,84 para carros e R$ 64,61, para motos.
É importante salientar que cada estado brasileiro cobra valores diferentes. Sendo assim, verifique essa informação com o Detran do seu estado.
Mudanças da Placa Mercosul
A nova Placa Mercosul tem como principal objetivo padronizar os veículos que fazem parte do acordo internacional (Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil. Para que isso pudesse ser feito, foram realizadas algumas mudanças.
A placa continua contando com sete dígitos, mas agora é organizada com quatro letras e três algarismos. Com essa alteração, há mais opções de combinações, que passou a ter cerca de 450 milhões.
É importante chamar a atenção para a sequência, que não será de letras e números seguidos, sendo: LLL NLNN (L= letra e N=número). Um outro detalhe importante é o QR Code e um chip, que também fazem parte da nova Placa Mercosul. Eles terão as principais informações referentes ao veículo e irão dificultar a clonagem ou roubo.
Placa antiga Placa nova
0 A
1 B
2 C
3 D
4 E
5 F
6 G
7 H
8 I
9 J
Sendo assim, uma placa ABC 1234 passa a ser ABC 1C34. Ou seja, o número dois é trocado pela letra C.