MEI pode registrar carro no CNPJ?

Não tem certeza se MEI pode registrar carro no CNPJ? Então, confira aqui a resposta para essa pergunta e outras informações relacionadas!

Você está se perguntando se MEI pode registrar carro no CNPJ? Então, saiba que preparamos um artigo completo para falar sobre essa e outras dúvidas relacionadas. Siga nos acompanhando e confira!

MEI pode registrar carro no CNPJ? (Imagem: René Ranisch/Unsplash)

Afinal, MEI pode registrar carro no CNPJ?

O Microempreendedor Individual (MEI) é uma das modalidades mais populares para pequenos empreendedores no Brasil. 

Afinal, isso oferece vantagens como simplificação tributária, isenção de impostos federais e a possibilidade de emitir notas fiscais. 

Porém, uma dúvida comum entre os empreendedores dessa categoria está relacionada ao fato do MEI poder registrar um carro no CNPJ. 

E a boa notícia é que sim! A legislação brasileira permite que microempreendedores individuais comprem e registrem veículos em nome da empresa.

Isto é, desde que o automóvel seja realmente utilizado nas atividades relacionadas ao negócio. 

Então, essa possibilidade pode ser especialmente vantajosa para quem utiliza o veículo como ferramenta de trabalho, como motoristas de aplicativos, vendedores, entregadores etc.  

Quais as vantagens de registrar o carro no CNPJ?

Registrar um carro no CNPJ traz várias vantagens para o MEI. Então, para te ajudar a entender um pouco mais sobre o assunto, falaremos abaixo quais são elas e como isso pode contribuir para o crescimento da sua empresa.

Em primeiro lugar, ao adquirir um veículo em nome do CNPJ, o MEI pode obter descontos significativos oferecidos por montadoras e concessionárias. 

Esses descontos são normalmente aplicados para compras corporativas e podem variar de acordo com o modelo e a marca do carro.  

Além disso, muitas vezes, o MEI também pode conseguir melhores condições de financiamento ao adquirir um carro em nome do CNPJ.

Isso pode incluir, por exemplo, taxas de juros reduzidas em comparação às ofertas para pessoa física.  

Quais são os cuidados necessários?

Agora você já sabe que MEI pode registrar carro no CNPJ e também que isso pode oferecer diversas vantagens. No entanto, também é necessário ter alguns cuidados.

Primeiramente, é muito importante lembrar que você deve utilizar o carro registrado no CNPJ predominantemente para as atividades da empresa. 

Do contrário, pode haver questionamentos fiscais ou outros problemas relacionados ao uso indevido de benefícios empresariais.  

Outro ponto importante é que multas e infrações cometidas com o veículo ficam vinculadas ao CNPJ da empresa, que será notificada e precisará informar o nome do condutor.

Sendo assim, é fundamental que o MEI mantenha um bom controle do uso do automóvel, principalmente, se ele for utilizado por outras pessoas. Além disso, em caso de multas também é importante pagar os débitos em dia.  

Por último, vale a pena lembrar que a venda de um carro registrado no CNPJ pode ser um pouco mais burocrática do que um veículo registrado por uma pessoa física.

Isso ocorre porque a venda exige a emissão de nota fiscal, além de possíveis obrigações tributárias em caso de lucro na operação.  

Vale a pena registrar o carro no CNPJ sendo MEI?

Como você viu acima, registrar um carro no CNPJ pode ser vantajoso para o MEI. No entanto, é fundamental avaliar os custos, as responsabilidades e a real necessidade de colocar o automóvel em nome da empresa. 

Para muitos microempreendedores, os benefícios fiscais e os descontos podem justificar essa escolha, desde que ela esteja alinhada aos objetivos do negócio.

Portanto, se você é MEI e está considerando essa opção, analise cuidadosamente os prós e contras e, se necessário, consulte um especialista para garantir que a decisão seja a mais vantajosa para você e sua empresa.

Daniele Freitas
Escrito por

Daniele Freitas

Carregando