Leilão de Motos da Receita Federal: como participar, benefícios e cuidados

Adquira sua moto em excelentes condições de uso e por preços abaixo do mercado. Saiba mais sobre o leilão de motos!

publicidade

Um dos eventos da Receita Federal que as pessoas mais aguardam é o leilão de motos. A cada ano uma enorme quantidade de veículos ficam disponíveis a preços mais baixos que os de mercado.

Muitos ainda não sabem, mas nesses leilões diversos modelos e tipos de motos ficam disponíveis para venda. Assim milhares de pessoas podem aproveitar para adquirir um novo automóvel por valores bem abaixo dos quais elas entram no mercado geralmente.

Nesse contexto, para você que é um interessado em participar do leilão de motos e precisa ficar por dentro das regras e benefícios, a leitura desse artigo é indispensável!

publicidade

Como participar de um leilão de motos?

Afinal, como participar de um leilão de motos? Fonte: Pinterest.
Afinal, como participar de um leilão de motos? Fonte: Pinterest.

O primeiro passo para começar a participar de um leilão é emitir um certificado digital válido, pois através dele é possível entrar no e-Cac. Esse é o sistema digital que permite todos os participantes darem lances. Somado a isso, também é necessário ter um um CPF válido e aí você está pronto para começar as compras. 

É importante deixar claro que a receita não permite a revenda das motos e outros automóveis que você adquirir através dos seus leilões. Em outras palavras, os produtos que os participantes compram são destinados exclusivamente para uso pessoal.

publicidade

Em um primeiro momento, o lote recebe diversas propostas de preço, essas ficam disponíveis para consulta de todos os participantes do leilão de motos. Ainda nessa fase, todos participantes podem trocar o valor da proposta ou ainda desistir de entrar nesse lote para esperar outros melhores. 

Logo em seguida acontece a abertura para os lances, ou seja, começa realmente o momento que todos conhecem como leilão. Vale lembrar que apenas aquelas pessoas que deram lances até 10% menores que o maior valor passam para o pregão.

No pregão, quem der o lance com o maior valor consegue arrematar o lote. Mas fique atento: quem ganhar o leilão e não fizer o pagamento é multado pela Receita Federal. 

publicidade

Quais são as vantagens de participar de um leilão?

São muitas as vantagens de participar de um leilão de motos da receita federal, então vamos detalhar um pouco o porquê dos principais benefícios a seguir:

Economize seu dinheiro

Em razão da pandemia, não só as motos zero km como as seminovas estão custando valores absurdos no mercado. Por esse motivo muitas pessoas acabam recorrendo ao leilão de moto, que sempre traz valores inferiores aos de mercado.

O segredo para os valores baixos é porque as motos apreendidas pela Receita Federal não estão mais em uso há muito tempo. Dessa forma, diferente do que muitas pessoas pensam, manter essas motocicletas no pátio custa dinheiro. 

Nesse sentido, se você paga até 30% mais barato em uma moto em um leilão particular, no leilão da Receita Federal é possível pagar até 50% menos em uma moto do mesmo modelo e marca. 

Evite financiamentos e juros altos

No momento em que você participa de um leilão de motos através da Receita Federal e arremata um lote no leilão de moto, não há pagamento de prestações. Isso porque, para receber o lote é necessário realizar o pagamento à vista. 

 Em contrapartida ao que acontece nos financiamentos, quanto há longas prestações com cobranças de juros. Após pagar, tanto sua moto de interesse como todo o lote de compra passa a ser seu e não há preocupação com pagamento de prestações ou coisa do tipo.

Vale lembrar que muitas vezes o financiamento tradicional ainda pode ser um peso no seu orçamento financeiro, prejudicando assim as finanças. Esse é um fato muito recorrente para muitos  brasileiros, principalmente quando optam por altas parcelas no financiamento.

Contudo,  isso não acontece com quem arremata uma moto no leilão da Receita Federal. 

Cuidados com o leilão de motos

É preciso estar atento a alguns pontos específicos no caso do leilão. O primeiro é o local onde está o produto. Arrematar um lote longe da cidade em que você vive pode não ser vantagem – é importante ler o edital antes de fazer alguma proposta. O segundo fator é o preço: pesquise bastante para achar algum produto com um valor que valha a pena apostar, até porque não há garantia nos produtos de leilão.

Portanto, agora que você já sabe como participar, as vantagens e cuidados necessários é possível dizer que você não é um interessado que vai atirar no escuro, certo?

Pesquise bastante e com certeza vai encontrar várias ofertas incríveis, bem como uma grande variedade de motos para escolher a que mais se encaixa nas suas preferências.

Veja também