Leilão de Caminhões: Como funciona e Como Comprar?

Quer saber como participar de um leilão de caminhões? Então, confira aqui como funciona e como comprar!

Deseja arrematar um caminhão por um preço mais baixo? Com o leilão de caminhões há chances de localizar o veículo perfeito, e você ainda pode comprar por um preço mais baixo do que a tabela Fipe. Portanto, confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre leilão de caminhões e comece 2024 com o veículo dos seus sonhos.

Leilão de Caminhões
(Fonte: Reprodução | Brasil Caminhoneiro)

O que é um leilão de caminhões

O leilão de caminhões é um evento onde veículos comerciais, como caminhões, são colocados à venda através de um processo de lances competitivos.

Esse tipo de evento ocorre de forma presencial em um local específico, quanto online, onde os participantes podem fazer lances remotamente.

Veja Também

Comparar preços de carros e comprar online

O que é um leilão de peças de carro

Leilão de veículos online

Dicas para economizar em leilões de carros

O processo de leilão geralmente envolve um leiloeiro que conduz a venda, apresentando cada caminhão individualmente e aceitando lances dos participantes interessados.

Durante o leilão, cada interessado efetua um lance. Logo, o leilão é finalizado quando o maior lance for dado e mais ninguém fizer ofertas para cobrir.

Leilão de Caminhões
(Fonte: Reprodução | Brasil do Trecho)

Os caminhões colocados em leilão possuem condições diversas: novos ou usados. Alguns podem estar em excelente estado, enquanto outros podem exigir reparos.

Assim, os defeitos podem ser analisados pelos leiloeiros antes dos lances começarem. Desta forma, você poderá ofertar de acordo com sua avaliação e análise do veículo.

Análise dos veículos antes dos lances

O leilão de caminhões é uma competição como qualquer outra. Desta forma, é importante compreender o grau de seriedade do evento, e também de seus riscos.

Logo, nos casos de leilões presenciais, é possível analisar a situação do veículo antes de abertas as ofertas e lances.

Desta forma, controle emocional é essencial para não perder dinheiro. Portanto, você encontrará veículos com valor abaixo da tabela Fipe, o que não significa que estão em boas condições.

Leilão de Caminhões
(Fonte: Reprodução | Planeta Caminhão)

Então, se necessário, realize a vistoria prévia com um especialista. O processo aumenta suas chances de fazer um bom negócio.

Assim, é importante que os participantes estejam cientes das condições dos caminhões. Além disso, conheça as regras do leilão e estejam preparados para competir pelos lances.

Além disso, é aconselhável ter um orçamento definido antes do leilão. Esteja ciente dos custos adicionais, como taxas do leilão e possíveis custos de reparo.

Regras para participar de um leilão de caminhões

As regras de um leilão de caminhões variam de acordo com a empresa ou organização que conduz o evento. Portanto, uma ótima dica é analisar o quadro de regras, se houver.

  1. Cadastro prévio: os participantes devem se registrar antes do leilão começar, fornecendo informações pessoais e, em alguns casos, um depósito caução.
  2. Exame prévio: antes do leilão, os caminhões estarão disponíveis para exame por parte dos potenciais compradores.
  3. Informações sobre os caminhões: o leiloeiro fornece informações detalhadas sobre cada caminhão, incluindo ano de fabricação, modelo, quilometragem, condição mecânica, histórico de manutenção e qualquer outra informação relevante.
  4. Lances iniciais: cada caminhão começa com um lance inicial determinado pelo leiloeiro. Os participantes interessados farão lances sucessivos.
  5. Tempo de encerramento: cada caminhão tem um tempo específico para receber lances. Se não houver lances durante esse período, encerra-se o leilão e passa-se ao próximo veículo;
  6. Pagamento: pagamento imediatamente após a conclusão do leilão.
  7. Remoção do veículo: o comprador deve retirar o caminhão do local dentro do prazo estipulado. Na maioria dos casos, há custos de armazenamento.

Formas de pagamento

As formas de pagamento disponíveis variam de acordo com a casa de leilões. Desta forma, há modalidades que são comuns em todas elas:

  1. À vista;
  2. Parcelamento (número de parcelas definido);
  3. Cartão de crédito ou débito;
  4. Transferência.

Leilão com reserva e sem reserva

Além das modalidades de pagamento, alguns leilões ocorrem com reserva ou sem reserva. Portanto, lance maior ou preço mínimo:

  1. Leilão sem reserva: o caminhão vai para o maior lance, independentemente do valor.
  2. Leilão com reserva: o vendedor estabelece o preço mínimo do veículo, e as ofertas devem ser maiores.

Taxas do Leilão

Além do valor do lance, os compradores tornam-se responsáveis por pagar as taxas do leilão. Assim, essas taxas incluem uma comissão para o leiloeiro e outras despesas administrativas.

Onde encontrar leilão de caminhões?

Ficou interessado? Para lhe ajudar nesse período de buscas, separamos uma lista com os principais leilões de caminhões realizados.

  1. MegaLeilões;
  2. Leilões Judiciais;
  3. Superbid Leilões;
  4. Copart.

Assim, lembre-se que é necessário mais técnica do que dinheiro para arrematar um bom veículo em leilão de caminhões.

Cindy Borges
Escrito por

Cindy Borges

Professora, redatora e pianista erudita. Escreve com o propósito de levar informação às pessoas.

Carregando