Gasolina ou Álcool? Saiba qual é mais barato!
Gasolina ou Álcool: Quer saber qual o mais barato e com qual vale mais a pena abastecer seu veículo? Então confira aqui como é feito o cálculo!
Com o aumento do combustível, é normal os motoristas se perguntarem qual mais vale a pena, se é a gasolina ou álcool. Para essa resposta, devemos levar em consideração alguns fatores, como por exemplo, o estado ou cidade onde o consumidor se encontra, assim como também o modelo do veículo e entre outros.
É importante salientar que há diferenças entre a gasolina e o álcool. No geral, o álcool rende menos energeticamente que o derivado do petróleo.
A sua média de rendimento costuma ser cerca de 30% inferior, gerando assim uma diferença bastante perceptível no bolso do consumidor na hora do abastecimento. No entanto, isso também pode variar, pois tudo depende do valor do litro do combustível, que costuma ser diferente de cidade para cidade.
Diferença entre Gasolina e Álcool
É de suma importância entender a diferença entre gasolina e álcool, pois apesar de muita gente não achar, cada um deles possuem características distintas.
A principal diferença entre eles se dá principalmente na origem. Enquanto a gasolina é derivada do petróleo, o álcool, é de origem vegetal, vindo de recursos renováveis, como a cana-de-açúcar, por exemplo.
No geral, ambos os combustíveis são eficientes, mas cada um deles possuem uma eficiência energética distinta. No geral, o álcool possui um rendimento energético menor do que a gasolina. Isso costuma gerar um grande impacto econômico, ou seja, o motorista consegue abastecer mais pagando menos e isso influencia diretamente no bolso.
Como fazer o cálculo?
Para saber se vale a pena abastecer com gasolina ou álcool, é importante fazer um cálculo básico, que irá te orientar nessa questão.
Para descobrir qual é o mais vantajoso dos dois, é muito simples. Você terá que dividir o preço do litro do álcool pelo da gasolina. Caso o resultado tenha sido inferior a 0,7, opte por abastecer seu veículo com álcool. Se for maior que 0,7, então a gasolina está mais em conta e você irá economizar mais.
Por exemplo, se o litro do álcool esta custando R$ 5,30 e o da gasolina R$ 7,00, o resultado da divisão do primeiro pelo segundo produto será de 0,757. Ou seja, a gasolina é mais vantajosa nesse caso. Com isso, está valendo a pena abastecer com gasolina, ao menos nesse período.
Sendo assim, sempre que possível, leve em consideração esse cálculo para descobrir qual combustível está mais valendo a pena no momento. Com isso, você irá conseguir economizar bastante e ter uma vida financeira ainda mais organizada.