Aguarde...

Estes são três cuidados fundamentais para ter na Transferência de Carro

publicidade

Vender um veículo pode parecer algo simples, mas é de suma importância que o antigo dono esteja atento aos cuidados fundamentais para ter na transferência de carro ao novo dono. Pensando nisto, trouxemos três cuidados essenciais para se ter nesse processo, afinal de contas, há alguns detalhes que devem ser levados em consideração.

Estes são três cuidados fundamentais para ter na Transferência de Carro (Imagem: Reprodução)

Antes de tudo, é importante salientar que para essa transferência, os documentos precisam estar em dia na hora de repassá0los para o novo proprietário do carro.

publicidade

Ciente disso, é bom seguir alguns outros passos para evitar dores de cabeça no futuro. Seguindo essas instruções, você poderá evitar multas, impostos e outras cobranças indevidas.

Três cuidados importantes para ter na transferência de carro

A seguir, confira os cuidados fundamentais para ter na transferência de carro, para que assim, você não tenha nenhuma dor de cabeça futuramente, seja você ou o comprador.

1. Faça a transferência dos documentos apenas após receber o valor do carro

Essa é uma das dicas mais importante que deve ser levada em consideração. Em nenhum caso, faça a transferência dos documentos do veículo sem que antes o comprador tenha lhe passado o valor do carro.

Faça a transferência dos documentos apenas após a confirmação que o dinheiro caiu na sua conta. Assim, você irá evitar cair em golpes.

2. Faça toda a formalização do processo de venda

Após a confirmação do pagamento, é de suma importância deixar a transferência de propriedade do veículo registrada em cartório, com firma reconhecida.

Esse procedimento é feito por meio do preenchimento do Certificado de Registro do Veículo (CRV) ou Documento Único de Transferência (DUT), que é onde irá conter as informações referentes ao novo dono e por qual valor o carro foi vendido.

3. Preencha com atenção a via do CRV

Para que não haja nenhum erro, preencha com atenção a via do CRV. Não entregue, em hipótese alguma, o CRV em branco. Assim, você irá evitar que alguém fraude sua assinatura ou altere os dados de responsabilidade pelo carro

Mesmo que o comprador ou o despachante insista, não entregue o CRV em branco para ninguém. Assim você evita que alguém fraude sua assinatura e altere os dados de responsabilidade pelo carro.

Dica EXTRA: Não deixe de tirar cópias de todos os documentos de venda do carro

Após tudo isso, tire cópias dos documentos de venda do carro, principalmente do CRV. Com este documento preenchido, tire duas cópias autenticadas dele e de toda a documentação.

Vale lembrar que, ambas as partes devem ter as suas cópias do documento de venda. Isso vai comprar que o carro teve a sua propriedade transferida para outra pessoa. Sendo assim, não deixe de fazer isso!