Detran oferece 7.000 CNHs gratuitas: saiba como obter a sua
Atualmente, o Detran está oferecendo 7.000 CNHs gratuitas. Veja aqui quem pode participar do programa e como se inscrever!
Já pensou na possibilidade de tirar sua habilitação sem esvaziar o bolso? Então, a boa notícia é que atualmente o Detran-ES oferece 7.000 CNH Gratuitas pelo programa CNH Social. Quer saber quem pode aproveitar e como ter a chance de conseguir uma das CNH Gratuitas? Então, confira tudo isso abaixo!
Detran oferece 7.000 CNHs gratuitas
O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) está lançando uma iniciativa para tornar a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) mais acessível a todos os cidadãos.
Por meio do programa CNH Social, serão disponibilizadas 7.000 carteiras gratuitas para grupos específicos de pessoas.
A iniciativa visa promover a inclusão social e facilitar o acesso ao mercado de trabalho, possibilitando que mais pessoas obtenham a CNH sem custos.
Quem pode participar do programa CNH Social?
Para se candidatar ao programa, é necessário atender aos critérios estabelecidos pelo Detran. Mais especificamente, os requisitos são:
- Ser maior de 18 anos;
- Possuir residência comprovada no Espírito Santo;
- Ter CPF e Carteira de Identidade;
- Saber ler e escrever;
- Estar inscrito no Cadastro Único para Programas do Governo Federal.
Além disso, também vale destacar que neste ano, serão contemplados os interessados em tirar a primeira habilitação nas categorias A ou B.
Também poderão ser selecionados aqueles que desejam a adição de uma das categorias A ou B, ou ainda, a mudança de categoria (D ou E).
Portanto, se você cumpre com esses requisitos, poderá participar do processo seletivo para conseguir uma das carteiras de habilitação gratuitas.
Como se inscrever para ter a CNH Gratuita?
Ficou interessado em ter a chance de conseguir sua CNH sem ter que pagar por ela? Então, é importante lembrar que as inscrições já estão abertas e vão até o dia 20 de abril.
Além disso, também é importante ressaltar que você já deve estar cadastrado no Cadastro Único do Governo Federal para poder participar.
Para não perder essa oportunidade, confira abaixo os passos necessários para fazer sua inscrição:
- Acesse o site oficial do Detran do Espírito Santo;
- Em seguida, clique em “CNH Social” que está no canto esquerdo da página ou no banner do programa;
- O próximo passo é preencher o formulário com seus dados, como nome, telefone, e-mail, NIS, data de nascimento, município de residência etc;
- Leia atentamente as informações da página, e marque que aceita os itens do termo de responsabilidade e das despesas com deslocamento;
- Por fim, clique em continuar e siga as instruções que aparecem na página para finalizar o seu cadastro.
Critérios de desempate
Após finalizar a sua inscrição, você já estará concorrendo a uma das 7.000 vagas disponibilizadas pelo programa.
No entanto, como se espera que um grande número de pessoas se inscreva no programa, ele terá um processo seletivo para definir quem terá acesso ao benefício.
Então, é importante destacar que a escolha das pessoas que terão direito a tirar a CNH gratuitamente será feita de acordo com alguns critérios. Mais especificamente, serão considerados os seguintes critérios para desempate:
- Menor renda per capita;
- Número de integrantes do agregado familiar;
- Nível de escolaridade;
- Se você é beneficiário do Bolsa Família;
- E, por último, data e hora da inscrição.
Além disso, haverá a reserva de 5% das vagas para Pessoa com Deficiência (PCD) e 8% para os egressos do sistema prisional a partir de Cooperação Técnica firmada entre o Detran e a Secretaria da Justiça (Sejus).
Então, como você pode perceber, o programa CNH Social oferecido pelo Detran-ES representa uma importante iniciativa para promover a inclusão social.
Por isso, se você se enquadra nos critérios estabelecidos pelo programa, não perca a oportunidade de participar e garantir a sua CNH gratuita.