Comparativo prático: elétrico nacional (JAC iEV20) vs importado (Nissan Leaf)

Quer saber quem ganha a batalha entre JAC iEV20 vs Nissan Leaf? Então, confira neste artigo um comparativo dos dois!

JAC iEV20 vs Nissan Leaf: esse é o dilema que muitos consumidores enfrentam ao decidir qual carro elétrico adquirir no Brasil. Você também está curioso? Então, acompanhe nosso comparativo detalhado para entender qual opção é mais adequada ao seu perfil.

Comparativo prático: JAC iEV20 vs Nissan Leaf (Imagem: Zaptec/Unsplash)

Comparativo: elétrico nacional (JAC iEV20) vs importado (Nissan Leaf)

Com o avanço dos veículos elétricos no Brasil, o JAC iEV20 e o Nissan Leaf surgem como duas opções representativas, o primeiro fabricado nacionalmente e o segundo importado. 

Quer saber mais sobre cada um deles para decidir qual a melhor alternativa para você? 

Então, confira a seguir os principais aspectos de cada um, como preço, autonomia, desempenho, tecnologia e mais!

1. Preço e custo‑benefício

O JAC iEV20 destaca-se por ser um elétrico acessível no mercado brasileiro, com preço de tabela em torno de R$174.900. 

Comparativamente, o Nissan Leaf, quando estava à venda no Brasil, chegava a custar cerca de R$ 298.490. Porém, atualmente, só está disponível por meio de assinatura, com planos mensais. 

Nesse contexto, o JAC iEV20 figura como a opção mais econômica tanto no momento da compra, quanto no custo por quilômetro rodado, estimado em apenas R$0,05/km, com energia para 100 km por cerca de R$ 5.

2. Autonomia

A bateria do JAC iEV20, com capacidade de 41 kWh, entrega até 400 km no ciclo NEDC e cerca de 260 km em uso urbano real, com recargas semanais recomendadas. 

Enquanto isso, o Leaf utiliza uma bateria de 40 kWh e tem autonomia homologada pelo Inmetro em aproximadamente 192 km, o que reflete cerca de 240 km no ciclo americano mais realista. 

Portanto, em condições médias, o iEV20 garante maior alcance por carga, especialmente se usado de modo econômico.

3. Desempenho

O Nissan Leaf surpreende pelo desempenho esportivo no segmento, com motor de 150 cv, torque de 32,6 kgfm e aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 7,9 segundos.

Já o JAC iEV20, apesar de menos potente com seu motor de 68 cv e torque de 21,9 kgfm, entrega arrancadas suficientes para o uso urbano, de 0 a 50 km/h em 4,9 segundos, e oferece condução tranquila, voltada à economia.

Assim, na batalha entre JAC iEV20 vs Nissan Leaf nesse quesito, o segundo apresenta desempenho superior para quem busca mais agilidade e resposta imediata.

4. Tecnologia embarcada

O Nissan Leaf inclui tecnologias avançadas, como o modo e-Pedal, que permite dirigir com um único pedal e assistências como regeneração de energia ao frear.

O iEV20 conta com modos de condução ECO e LOW e sistema de recuperação na desaceleração (i‑Pedal), mas sem recursos de conectividade modernos ou assistências eletrônicas avançadas.

Logo, o Leaf é mais sofisticado com recursos que tornam a condução elétrica mais intuitiva e tecnológica.

JAC iEV20 vs Nissan Leaf: qual a melhor opção?

O JAC iEV20 se apresenta como uma excelente porta de entrada para a mobilidade elétrica no Brasil, oferecendo baixo custo de aquisição, autonomia elevada para uso cotidiano e manutenção simples. 

Enquanto isso, o Nissan Leaf, mesmo sendo um modelo importado e de valor mais alto, destaca-se em desempenho, acabamento e tecnologia, representando uma escolha mais refinada para quem preza por conforto e experiência de condução.

Em última análise, escolha o  iEV20 se o seu objetivo for economia e praticidade urbana. 

No entanto, opte pelo Leaf se você valoriza desempenho, conectividade e um interior mais sofisticado, mesmo com investimento maior.

Daniele Freitas
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Daniele Freitas

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