Como cuidar da bateria de carros elétricos no calor: checklist de manutenção preventiva

Quer saber como cuidar da bateria de carros elétricos no calor? Então, confira neste artigo diversas dicas que vão te ajudar!

Você não tem certeza de como cuidar da bateria de carros elétricos no calor? Então, saiba que escrevemos este artigo justamente para te ajudar! Continue lendo e confira o checklist completo de manutenção preventiva!

Como cuidar da bateria de carros elétricos no calor: checklist de manutenção preventiva (Imagem: Russ/Unsplash)

Checklist de como cuidar da bateria de carros elétricos no calor

O calor excessivo dos dias de verão pode comprometer o desempenho, autonomia e longevidade da bateria de carros elétricos. 

Para garantir o melhor desempenho e evitar danos causados por altas temperaturas, o ideal é realizar ações preventivas descritas a seguir.

1. Estacione sempre à sombra ou em local coberto

Evite deixar o carro exposto ao sol direto, pois elevações na temperatura do pack podem ultrapassar 50 °C, acelerando a degradação das células e encurtando a vida útil da bateria.

Sendo assim, prefira garagens, estacionamentos cobertos ou utilize capas refletivas ou protetores solares para reduzir o impacto do sol.

2. Carregue em horários mais frescos

A recarga em estações de alta potência eleva a temperatura da célula. Por isso, priorize recargas rápidas cedo pela manhã ou à noite, quando as condições climáticas são mais amenas. 

3. Use pré-condicionamento antes de dirigir

Se seu carro permite pré-resfriar ou pré-aquecer a bateria enquanto ainda está plugado, use esse recurso antes de iniciar o trajeto. 

Essa prática reduz a carga térmica do pack durante o deslocamento, incidindo de forma positiva na eficiência.

4. Evite carga total frequente

Manter a bateria entre 20 % e 80 % de carga ajuda a reduzir estresse térmico e cinético no pack, prevenindo envelhecimento precoce. 

Enquanto isso, carregar até 100 % repetidamente em condições quentes intensifica o risco de superaquecimento e degradação da célula.

5. Modere uso de carregamento rápido

A recarga ultrarrápida (DC fast charge) gera calor intenso na bateria. Por isso, use-a com moderação em dias quentes e, se possível, intercale com recargas mais lentas (AC), que geram menos stress térmico.

6. Verifique o sistema de arrefecimento

Sistemas com ar ou líquido refrigerante regulam a temperatura da célula enquanto dirige ou carrega. 

Sendo assim, uma manutenção preventiva (limpeza de filtros, troca de fluido e inspeção de ventoinhas/sistema) é essencial para evitar falhas do BMS e fuga térmica.

7. Dirija com suavidade e no modo Eco

Evite acelerações e frenagens bruscas em dias quentes: essa postura reduz o aquecimento e permite que a função regenerativa ajude a manter a temperatura estável. 

Além disso, tenha em mente que ativar o modo Eco também contribui ao limitar a exigência energética.

8. Monitore a temperatura da bateria

Muitos EVs disponibilizam relatórios via app ou tela central sobre a temperatura do pack. 

Caso identifique superaquecimento constante (alertas, redução de potência), interrompa a recarga e condução e procure assistência técnica.

9. Planeje pausas e arrefecimento em viagens longas

Se estiver rodando em sequência longa com uso de fast‑charges, inclua períodos de arrefecimento. Ou seja, estacione à sombra, higienize o sistema de arrefecimento e relaxe antes de continuar.

A importância de cuidar da bateria de carros elétricos no calor

Proteger a bateria de um veículo elétrico em condições de calor intenso não é apenas uma medida de precaução, é uma estratégia fundamental para preservar o desempenho, a eficiência e a própria segurança do veículo. 

As baterias de íon-lítio operam de maneira mais eficiente dentro de uma faixa térmica ideal, normalmente entre 20 °C e 35 °C. 

Quando expostas a temperaturas persistentes acima desse intervalo, as células sofrem efeitos químicos mais rápidos, o que pode reduzir a capacidade de armazenamento e a vida útil da bateria em até 30 %, especialmente em regiões que superam 45 °C.

Além disso, o calor elevado pode forçar o sistema de gerenciamento térmico (BTMS) do automóvel a trabalhar além do ideal, consumindo mais energia para resfriar a bateria e, consequentemente, diminuindo a autonomia por carga. 

Em casos extremos, tal esforço pode resultar em diminuição da eficiência de carga rápida, já que o carro e o carregador podem automaticamente limitar a potência para evitar danos térmicos.

Por isso, adotar um checklist preventivo contra o calor não é apenas recomendável, mas essencial para garantir que seu carro elétrico mantenha a performance, autonomia e segurança ao longo dos anos.

Daniele Freitas
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Daniele Freitas

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