Licenciamento 2024: consulta, valores, parcelamento e pagamento
Licenciamento 2024: confira aqui os valores, formas de pagamento e tudo o que você precisa saber sobre licenciamento de veículos em 2024.
Pesquisando sobre licenciamento 2024? Se você está procurando saber como manter os dados e documentos do seu veículo atualizados, valores, formas de pagamento e mais, então você chegou no lugar certo. Aqui você pode conferir todos os processos que fazem parte do licenciamento 2024.
Como funciona o licenciamento 2024 de veículos?
O licenciamento de veículos nada mais é do que um processo de verificação, onde as autoridades de trânsito certificam-se de que o seu carro está em conformidade com a legislação.
Ou seja, é o processo em que verifica-se se o seu carro está em condições mínimas de andar pelas ruas ou até mesmo de pegar estrada.
Assim sendo, o processo de licenciamento de um veículo passa por várias etapas, que incluem desde o pagamento de IPVA, emissão de boletos e também o CRLV.
Ficou perdido? Não tem problema! Abaixo a gente te conta quais são as fases mais importantes para garantir que o seu licenciamento 2024 esteja em dia, e sem nenhum documento faltando.
Como consultar o meu licenciamento?
A consulta pode ser realizada diretamente no site do Detran de seu estado:
- Acesse o site do Detran da sua região;
- Clique no ícone “débitos ou restrições“;
- Informe seus dados e dados do veículo (Renavam e placa);
- Clique no ícone “pesquisar“;
- E pronto! Você terá seu licenciamento em mãos.
Como pagar o meu licenciamento 2024?
Conforme mencionamos, para que você não tenha problema com as autoridades de trânsito, é super importante certificar-se de que o licenciamento do seu veículo está em dia.
E, para isso, você não só precisa saber das etapas abaixo, como precisa dominar cada uma delas (que devem ser repetidas anualmente). Portanto, confira como garantir o seu licenciamento:
- Etapa 1: IPVA Pago: esse tributo (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) é um tributo federal, cobrado dos proprietários anualmente. Assim, o dever de pagar o imposto é a primeira etapa para garantir o seu licenciamento.
- Etapa 2: Licenciamento Pago: a lista e taxas de pagamento ainda não terminaram. Portanto, o próximo passo é emitir o boleto de licenciamento. Desta forma, o documento contem outras taxas como o DPVAT e multas pendentes (se houver).
- Etapa 3: Faça a vistoria: essa etapa não é obrigatória, mas alguns veículos passam por uma vistoria para conseguirem o licenciamento. A dica, neste caso, é agendar a vistoria com antecedência.
- Etapa 4: Pagamento do licenciamento: a dica de ouro é realizar o pagamento (etapa 2) somente ao final da vistoria (etapa 3).
- Etapa 5: CRLV: o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo será emitido apenas após o pagamento. Portanto, sem o pagamento e a vistoria, não há documento. Assim, a CRLV é o documento que comprova que você, de fato, realizou todas as etapas do licenciamento.
Assim sendo, lembre-se que o licenciamento é anual. Ou seja, caso você ainda não tenha carro mais está pesquisando, não há como se esquivar da obrigação.
Para te ajudar nesse processo, separamos um perguntas e respostas com todas as informações e fatores importantes sobre o Licenciamento deste ano.
Calendário de pagamento do Licenciamento
O calendário de licenciamento para 2024 depende das orientações do Detran de cada estado. Portanto, consulte o cronograma no Detran estadual de sua localidade.
No estado de São Paulo, por exemplo, placas com o final 1 iniciam o pagamento em julho, seguido das placas com final 2 e 3 em agosto, e assim sucessivamente.
Mas, por outro lado, também é possível encontrar estados cujo pagamento inicia-se em maio. Portanto, analise o calendário do seu estado.
Qual o valor do licenciamento?
Para 2024, a taxa de licenciamento será de R$ 160,00. Assim, considerando o ano passado, o aumento foi de apenas R$ 4,77 reais.
Além disso, o proprietário não é obrigado a realizar o pagamento à vista, e poderá usufruir das várias modalidades de quitação do débito:
- À vista (PIX ou cartão de débito);
- Parcelado no cartão de crédito (o número de parcelas varia de Detran para Detran).
Além disso, também é possível realizar o pagamento via app da instituição bancária, não sendo necessário se deslocar até o Detran ou para as lotéricas.
O que pode acontecer se eu não pagar o licenciamento do meu carro?
O não cumprimento dessas obrigações pode acarretar em multas, apreensão do veículo e outras penalidades, como a suspensão do direito de dirigir.
Pense que, a não realização do licenciamento indica ao governo federal que seu carro está em sua posse de forma ilegal. Ou, em outros casos, foi adquirido com dinheiro ilícito e outros casos.
Portanto, o licenciamento também é uma forma de garantir que a compra do carro, sua manutenção e funcionamento estão de acordo com a lei.
É preciso pagar multas para conseguir meu licenciamento?
Sim! As multas e valores pendentes estarão presentes direto na conta (boleto) do licenciamento. Assim sendo, caso opte pelo não pagamento, não será possível realizar o licenciamento.
Desta forma, por sua vez, a ausência de licenciamento pode acarretar até em perda do veículo, além de multas e suspensão ou cassação.
Professora, redatora e pianista erudita. Escreve com o propósito de levar informação às pessoas.