CNH DIGITAL: Como Baixar o APP e Utiliza-lo da Melhor Forma

A CNH Digital veio para facilitar a vida de todo motorista. Saiba aqui como funciona o app e como utiliza-lo da melhor forma!

publicidade

CNH Digital está disponível em todos os estados brasileiros desde 2018. Ela é uma versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação, na qual o motorista pode ter acesso à todas as informações referentes ao documento em questão sem precisar estar com a versão impressa.

Mesmo tendo a versão eletrônica, é válido ressaltar que a impressa também continua valendo normalmente.

Uma grande vantagem em ter a CNH Digital é que o motorista pode consultar o documento a qualquer momento pelo celular e sem precisar estar conectado à internet. Isso pode acontecer por que o aplicativo conta com o sistema de QR Code, o que facilita para todos os usuários.

publicidade

Pensa ter sua CNH de forma gratuita?

Oportunidade para pessoas de baixa renda adquirirem sua carteira de habilitação
TENHO INTERESSE
Você permanecerá no site atual

O aplicativo da CNH Digital está disponível para todos os sistemas, tanto iOS como também para Android. Ou seja, não há desculpas para não tê-lo instalado em seu celular.

Passo a Passo para baixar a CNH Digital

Assim como já mencionamos anteriormente, voltamos a salientar que a CNH Digital tem o mesmo valor jurídico que a versão impressa.

A versão eletrônica facilita a vida dos motoristas, pois de onde eles estiverem, podem consultar o documento e obter todas as informações e dados necessários. E o melhor, sem precisar estar conectado à internet.

publicidade

Ao contrário de anos atrás, agora não é mais preciso comparecer ao Departamento de Trânsito (Detran) ou ter o uso do certificado digital para ter a CNH eletrônica. Basta apenas que o motorista tenha a CNH impressa em mãos e com o aplicativo instalado aponte a câmera para o QR Code que fica no verso do documento. Com isso, ele terá acesso à todos os benefícios disponíveis na plataforma.

Mas afinal de contas, como baixar o aplicativo CNH Digital? Para que você tenha noção de como funciona este procedimento, elaboramos um simples passo a passo a seguir. Confira:

publicidade
  • Vá até a loja de aplicativos do seu smartphone (Play Store para Android e Apple Store para iOS);
  • Pesquise por “CNH Digital”;
  • Encontre o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” da Serpro;
  • Clique na opção de instalar;
  • Com o app instalado em seu celular, abra-o e faça login com o seu CPF;
  • Digite o código de ativação;
  • O aplicativo vai solicitar a criação de uma senha simples, de quatro dígitos.

Atenção!

É válido salientar que na CNH Digital, independentemente da cidade de registro da CNH, sempre irá constar a cidade sede de cada Detran no campo “Local” do documento de habilitação.


Validação da CNH Digital

Com o login feito no aplicativo, você terá que fazer a validação da sua CNH Digital. Todo o procedimento é bastante simples de ser feito, levando apenas alguns minutos para ser finalizado.

Veja a seguir como fazer a validação:

  • Com o login feito na CNH Digital, aponte a câmera do seu celular para o QR Code que fica na parte de trás de sua carteira de motorista;
  • Tire uma foto dentro do app;
  • O app vai fazer uma comparação entre a sua foto com a foto do banco de dados do Detran;
  • Confirme o CEP cadastrado no DETRAN do estado de sua CNH;
  • Caso esteja tudo “ok”, a sua CNH Digital será validada e você já poderá começar à usá-la.

É preciso pagar para ter a CNH Digital?

Muitas pessoas se perguntam se para ter a CNH Digital é preciso pagar algum valor ao Detran do estado. E a resposta é não!

Todo o motorista que tenha a CNH impressa está isento ao pagamento de qualquer taxa. Além deles, todos aqueles que vierem a tirar a Carteira Nacional de Habilitação também poderão ter a CNH eletrônica de forma totalmente gratuita.

Quais documentos terei acesso?

CNH Digital é uma forma mais prática que os motoristas podem ter de encontrar informações referentes ao seu veículo. Afinal de contas, com o número da carteira de habilitação é possível consultar dados importantes.

Agora com a CNH eletrônica tudo ficou mais fácil. Os motoristas têm acesso à dados importantes, como por exemplo, o CRLV. 

O documento pode ser visualizado pelo proprietário mesmo que ele não esteja com acesso à internet. Para isso, ele precisará apenas entrar no app e gerar um PDF com uma assinatura digital. Viu como é fácil?! Em apenas poucos minutos você pode consultar o número do CRLV através da CNH Digital.

Como ter acesso ao CRLV?

Para que você tenha noção de como funciona este procedimento, elaboramos um simples passo a passo a seguir. Confira:

  • Faça login no app da CNH Digital;
  • Com o login feito, selecione a opção “Veículos”;
  • Informe o número do Renavam e o número de segurança do CRV (antigo DUT).
  • Clique em “incluir”;
  • Feito isso, você já terá o CRLV em seu celular.

Veja também