Como usar bem o dinheiro a mais ganho ao longo do ano?

Eventualmente surgem oportunidades de ganhar um pouco a mais.  Uma grana extra além do salário responsável em muitas situações tirar a família do sufoco. Mas é importante pensar sempre a longo prazo de planejar gastos para fazer melhor proveito. Sobre o assunto confira algumas dicas a seguir.

Oportunidades de ganhar a jamais podem surgir

O salário é um ganho fixo mensal e ele deve ser o seu foco de trabalho para manter o orçamento em dia. Mas ao longo do ano surgem algumas oportunidades extras e elas devem ser bem aproveitadas.

Alguns trabalhadores contam com a participação nos lucros da empresa, conhecida como PLR. Trabalhadores da Petrobras, bancos públicos e privados e outros tipos de fabricantes fazem pagamentos desse tipo para incentivar os funcionários a manter as metas sempre altas.

Também há casos de liberação do PIS 2018 como uma renda extra para estimular a economia.

Mas se a empresa não vai te dar nenhum ganho extra há forma de conseguir. Já pensou em vender produtos nas suas horas vagas? Ou quem sabe trabalhar com artesanato se você é bom em algum tipo de trabalho manual.

Nada que atrapalhe a sua renda mensal e seu rendimento na empresa para não comprometer emprego. Mas usar o tempo livre para conseguir uma renda extra é a solução de muitos brasileiros para fazer uma economia.

Ganhei dinheiro a mais. O que fazer?

A tendência da maior parte das pessoas é gastar proporcionalmente ao que ganha. Se a renda começou a ficar maior os gastos também vão elevando. Este é o maior erro.  Para ser considerado o dinheiro extra a verba precisa não estar comprometida.

O primeiro passo é ir para um caderno de anotações(ou tabela do Excel) e listar todos os seus gastos fixos. São contas e dispensáveis como água, luz, telefone, aluguel, alimentação e medicamentos. Se tiver filhos ou dependentes as contas deles entram no orçamento fixo também. O somatório desses gastos é o seu orçamento mensal e o que sobrar do salário de tais gastos é a sua grana extra.

Separadas todas as contas fixas você possui algumas possibilidades com a sombra. Uma opção é investir para ganhar rendimentos. A poupança é uma forma de deixar o dinheiro para parado e ainda lucrar com isso. O rendimento é baixo mas melhor do que deixar em uma conta corrente que pagar taxas de manutenção.

Há outras formas de investimento no banco também para garantir bons rendimentos.  CDB e RDB são opções, assim como o mercado de ações dependendo de quanto você conseguir juntar para economizar.

Faça o dinheiro extra render mais

Produtos para revender entre os amigos e vizinhos é uma forma de fazer um pequeno valor se tornar muito maior. Pode ser uma oportunidade de abrir um negócio familiar no qual todos podem incrementar a renda.

Existem muitos produtos para serem revendidos ou fabricados em casa. Busque quais o público gosta invista parcialmente o dinheiro extra. Assim você pode sentir o mercado e saber se deve colocar mais verba no negócio.