Como tirar a Permissão Internacional para Dirigir? Entenda!

A maioria dos países fora do Brasil solicitam aos turistas brasileiros a PID, mais conhecido como Permissão Internacional para Dirigir. Se você pretender viajar para o exterior mas não sabe como tirar este documento, continue nos acompanhando, pois aqui explicaremos detalhadamente como solicitar ao Detran de seu estado!

Para guiar um carro no exterior, é necessário que os brasileiros tenham em mãos o documento de Permissão Internacional para Dirigir – PID. Mas vale lembrar que em alguns países, hoje, este documento não é totalmente obrigatório. Porém, para ficar com a mente tranquila em sua viagem, é importante que você solicite este documento ao Departamento de Trânsito de seu estado – Detran. 

Informações necessárias antes de tirar a PID 

Antes de solicitar a Permissão Internacional para Dirigir – PID, é necessário que você esteja ciente de algumas informações. Abaixo, reunimos as principais:

  • A CNH gratuita CE deve estar dentro da validade, afinal de contas, a PID é uma cópia dela;
  • A sua carteira de motorista atual precisa ser com foto;
  • Você deverá solicitar a PID no Detran do estado em que sua carteira de motorista foi expedida;
  • A PID não substitui a CNH no Brasil. Se você perder a sua carteira de motorista, terá que fazer outra. 

Como tirar a Permissão Internacional para Dirigir?

Assim como já mencionamos neste post, o motorista deverá solicitar a Permissão Internacional para Dirigir no site ou no atendimento do Detran do seu estado. Ou seja, no qual a sua carteira de motorista foi expedida. 

Veja o passo a passo abaixo:

  • Acesse o site oficial do Detran do seu estado;
  • Na página oficial, procure pela opção “PID” e solicite este documento;
  • Será necessário que você efetue o pagamento da taxa. Esse pagamento pode ser feito em qualquer agência dos bancos credenciados ao Detran do estado. 

Feito isso, basta apenas aguardar o prazo para emissão e entrega do documento pelos Correios (em até dez (10) dias úteis). 

Caso você prefira fazer a solicitação de forma presencial, deverá dirigir-se até a unidade de atendimento do Detran de seu estado tendo em mãos os seguintes documentos:

  • Documento com foto;
  • CPF;
  • Carteira Nacional de Habilitação – CNH.

Chegando lá, você deverá informar que deseja tirar a PID. Com todo o procedimento feito, efetue o pagamento da taxa e espere pela emissão e entrega do documento pelos Correios em sua residência. 

Validade da PID

O documento de Permissão Internacional para Dirigir – PID tem prazo de validade. O mesmo tem duração de até três anos ou até a data de validade da sua CNH Social AM, a que expirar primeiro. 

Vale lembrar que a PID deve ser sempre apresentada, quando solicitada, junto da habilitação social PB, já que ela sozinha não vale como um documento.